Muita gente que é apaixonada pelo universo automotivo tem o hobby de lavar o carro em casa. É muito comum ver, quase que como uma terapia semanal, os donos “dando um trato” especial nos seus carros aos finais de semana.
No entanto, dependendo de como se faz, a lavagem doméstica dos carros pode trazer danos aos equipamentos e, especialmente, à lataria do veículo.
Para ajudar você a manter os cuidados em casa com mais eficiência e sem riscos, separamos algumas orientações especiais. Confira!
Para começar, veja se está disponível um lugar protegido da luz solar direta e do calor. Afinal, especialmente nas cidades mais quentes, a água e o sabão podem secar rapidamente e manchar a pintura da lataria.
Sempre que possível, lave seu carro em um espaço coberto, arejado e com boa passagem de luz.
Na hora de escolher os produtos para lavar o carro em casa, preste muita atenção. O sabão em pó, por exemplo, pode causar arranhões no carro por conta da raspagem de grãos na lataria.
É sempre mais aconselhável usar um shampoo próprio ou sabão neutro para veículos. Além disso, para esfregar, o ideal é usar luvas de lavagem ou toalhas de lã natural ou microfibra. Outros tipos de tecido ou espuma também podem causar riscos.
Na hora de ensaboar, é importante molhar a lataria antes, para que o produto químico não reaja com a superfície quente.
Outro cuidado importante é começar a limpeza pelo teto e, depois, o capô. Na sequência, as duas laterais e, por fim, os para-lamas e para-choques. Não é aconselhável ensaboar todo o carro e depois enxaguar de uma vez. O ideal é ensaboar e, logo depois, enxaguar parte por parte.
Especialmente se o carro estiver em um local descoberto, é importante usar um pano para tirar o excesso de água. Se deixar secar ao sol, é muito provável que os respingos deixem marcas na lataria.
Para a secagem, prefira tecidos de algodão, de silicone ou de microfibra para secar o carro.
Pelo menos a cada duas lavagens, é importante usar uma cera para proteger a pintura tanto da lataria quanto de outros itens, como o para-choque ou o friso de porta.
E não é necessário usar grandes estratégias ou ter uma polidora elétrica para este serviço. As ceras líquidas são mais fáceis de aplicar em casa e têm ótimos resultados de proteção.
Para remover a sujeira dos cantos, do estofamento e do assoalho, você pode contar com a ajuda de um aspirador de pó.
Nas peças de silicone, plástico e borracha, basta um pano úmido e, depois, se necessária, a aplicação de algum produto de proteção. Os tapetes de borracha podem ser retirados do carro e lavados com água e sabão, deixando-os secar à sombra.
Nos vidros basta um pano umedecido em água e, para manchas mais profundas, a aplicação posterior de um limpa-vidros. Use movimentos verticais para limpar, pois a movimentação circular pode causar arranhões.
Como visto anteriormente, lavar o carro em casa pode ser uma opção econômica e prática para manter o automóvel sempre limpo.
Gostou das dicas? Quer deixar seu carro ainda mais especial? Acesse o nosso site e conheça as opções de acessórios automotivos disponíveis para ele.