Quando nos deparamos com os dados técnicos de um veículo automotivo, temos entre as características do motor um indicador com a abreviatura “CV”. Essa unidade de medida se refere à potência do equipamento, e remete à unidade de medida de cavalos.
Parece algo fora de propósito, em pleno século XXI, pensar que a força motriz de um equipamento com tanta tecnologia possa ser medida a partir da referência de um animal. Para entender melhor essa definição dos cavalos de potência, confira esse conteúdo especial para você. Confira!
Para compreender por que, ainda hoje, a potência dos motores é medida em cavalos, precisamos dar um passo grande para trás e olhar para o trabalho das minas de carvão no século XVIII. Naquele tempo, as esteiras instaladas para fazer subir até a superfície o carvão extraído em profundidade eram movidas por cavalos. Eles, ao andarem em círculos, faziam girar as engrenagens e movimentar as esteiras. Essa tração animal se manteve como padrão nas minas até por volta de 1770, quando começaram a ser produzidas em escala as primeiras máquinas a vapor, inventadas pelos britânicos James Watt Joseph Black.
Os dois inventores, no entanto, não tinham clareza de como poderiam divulgar uma medida de potência para os equipamentos. Então, decidiram compará-la com o desempenho dos cavalos nas minas.
Na época de James Watt, o sistema de medidas usado era o pé-libra. Isso quer dizer o seguinte: quanto de energia é necessário para mover uma libra (453g) por 30 cm (um pé). Analisando o desempenho de um cavalo, os inventores perceberam que, no tempo de um minuto, um animal poderia transportar 330 libras (150kg) por 100 pés (30 metros). Com os cálculos, a conversão dos valores ponta para a referência de 1CV = 735,5 Watts.
As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts. Na escala, portanto, 1 CV corresponde a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 CV. Em resumo, um motor de 100 HP possui 100,6 CV.
Para entender o valor dos cavalos no carro, é necessário entender que, quanto maior o indicador, mais energia o motor é capaz de produzir para deslocar mais peso embarcado. Vamos adotar, por exemplo, um motor que tem especificação de 80 CV de potência. Considerando essas medidas e os cálculos de laboratório, pode-se afirmar que um motor com essa potência será capaz de deslocar 20 toneladas, numa velocidade de 30 centímetros por segundo.
A potência do carro, por sua vez, é medida por meio de um aparelho chamado dinamômetro. Os sensores instalados nesse equipamento medem quantas rotações por minuto o motor é capaz de produzir. Essa informação, ao ser computada, gera um indicador de torque – força de deslocamento – que o motor consegue suportar com determinada rotação. A potência do carro, portanto, vai variar mediante as características mecânicas do motor: quantidade de câmaras de combustão, número de válvulas e pistões, entre outras.
Gostou desse conteúdo? Pois então continue navegando em nosso site! Confira uma seleção de dicas especiais sobre os cuidados com a estética do seu carro.