Estamos ainda vivendo os efeitos restritivos decorrentes do novo coronavírus, causador da Covid-19. Aqui no Brasil, seguimos acompanhando ainda os desdobramentos da pandemia na área da saúde pública e as consequentes políticas de restrição do contato e da circulação de pessoas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem recomendado que a limpeza e a higienização permanentes dos ambientes são ferramentas muito valiosas para ajudar no controle sanitário e no bloqueio da disseminação do vírus. Por isso, nós vamos apresentar a seguir algumas informações para te ajudar na higienização do carro, com vistas a preservar a sua vida e a vida das pessoas que usam o seu carro. Confira!
O álcool concentrado a 70% é eficiente do ponto de vista da higienização e não traz danos aos componentes de revestimento das superfícies. Portanto, pode ser aplicado sem dificuldade no volante, em partes plásticas, nas borrachas, no câmbio e nos tecidos, incluindo couro e material sintético simulando couro. A dica é usar um pano de microfibra, para não soltar pelos, e remover os excessos com um pano seco, para agilizar a secagem. Atenção aos componentes eletrônicos, como placas e contatos metálicos, que podem sofrer oxidação (já que o álcool é diluído em água) – para essas partes, bem como para a tela do kit multimídia, prefira álcool isopropílico. Outra orientação é não usar o álcool em gel, preparado para uso nas mãos, porque a viscosidade do produto pode mudar o aspecto da superfície. Além disso, não é aconselhável deixar álcool dentro do veículo, pois trata-se de um produto inflamável.
Se você usa seu carro diariamente, fique de olho na lixeira portátil. O Ideal é remover, todos os dias, os resíduos de dentro carro, principalmente se houver lenços descartáveis, guardanapos ou copos descartáveis. Também é recomendável observar o estado de limpeza dos filtros e das tubulações do sistema de ar-condicionado. Para isso, no entanto, talvez seja necessário buscar uma assistência especializada.
Algumas empresas de aplicativos de transporte ofereceram recentemente aos seus motoristas o serviço de oxi sanitização. Trata-se de um processo em que uma carga de ozônio é jogada dentro da cabine do veículo para desinfetar todas as superfícies. É um procedimento que tem durabilidade relativamente boa – até 72 horas e pode ser recomendado para quem usa o carro para serviços de transporte com alta rotatividade de passageiros.
O cuidado com o carro vai ser mais duradouro se for acompanhado de uma higiene pessoal adequada tanto do motorista quanto dos demais ocupantes do carro. Veja algumas dicas:
- Lave as mãos com água e sabonete sempre que sair do carro e, se possível, antes de entrar;
- Nos trajetos, evite tocar no rosto e na boca;
- Tenha à disposição e álcool gel 70% para esterilizar as mãos quando a combinação de água e sabão não estiver.
- Use máscaras, especialmente se outras pessoas estiverem no carro com você.
Saiba mais sobre os efeitos da pandemia no mercado automotivo clicando aqui!