Que o preço da gasolina e do álcool não param de subir, todo mundo já sabe. Agora, como fazer para economizar combustível no dia a dia? Isso sim pode fazer muita diferença na hora de fechar os gastos com o carro no final do mês.
Algumas atitudes podem (e devem) ser tomadas para garantir a melhor performance do seu automóvel na cidade e na estrada. Com base em três ações você poderá realmente economizar: dirigir de maneira correta, manter a manutenção em dia e escolher sempre um bom combustível para abastecer.
Confira as nossas dicas e comece já a sentir no bolso essa economia:
Pneus calibrados – os pneus podem responder por até 20% do consumo de combustível. Muito não? Então, não erre na hora de calibrar os pneus e evite dirigir quando estão murchos. A dica é calibrar uma vez por semana, seguindo a orientação do manual do proprietário em relação à pressão ideal.
Ar-condicionado – ninguém gosta de passar calor, né? Aproveite então para economizar no ar-condicionado em dias de temperaturas mais baixas. O ar pode sim aumentar o consumo de combustível em até 20%. Uma boa dica é abrir os vidros! E para se proteger do vento, basta colocar a calha automotiva. Estes acessórios também permitem uma boa visibilidade em dias de chuva, já que os vidros podem ficar abertos em até 3 cm, evitando o embaçamento do carro.
Peso em excesso – quanto mais carregado o carro estiver, mas ele vai consumir de combustível. Se você não está em uma viagem, o ideal é deixar o excesso de peso em casa. Carro não é armário...
Aceleração e velocidade – é sempre bom evitar acelerações bruscas e evitar o excesso de velocidade. Um carro chega a aumentar o consumo em 20% quando está acima de 100 km/h.
Troca de marcha – a maneira como você troca a marcha do carro também pode influenciar o consumo. No manual do proprietário você pode conferir a velocidade para cada mudança. Isso porque sabemos que não é ideal chegar a uma velocidade alta, como 100 km/h por exemplo, em segunda marcha, não é mesmo?
Gasolina – a gasolina “batizada” pode prejudicar muito o consumo do seu carro. Isso ocorre com a mistura do querosene ou etanol com água, prejudicando a leitura do sistema de injeção eletrônica. Por outro lado, a gasolina aditivada não necessariamente influencia no consumo, mas sim mantém a limpeza que este tipo de combustível faz no motor.
Manutenção em dia – é um dos pontos mais importantes para garantir a economia de combustível. As velas, por exemplo, estão entre os itens que mais influenciam no consumo e precisam ser trocadas de acordo com a quilometragem recomendada no manual do proprietário. Quando desgastadas, há prejuízo na queima da mistura de ar e combustível, o que interfere no aumento de consumo. Os filtros de ar também devem ser substituídos de acordo com o manual, pois quando entupidos, também interferem na mistura. Já as rodas alinhadas contribuem para manter a aerodinâmica do carro e, por isso, devem ser sempre revisadas.
Conduta do motorista – por último, mas não menos importante, é o comportamento do motorista. No trânsito, evite chegar com alta velocidade nas paradas do semáforo e cortar muitos carros, pois as acelerações e desacelerações bruscas aumentam o consumo de combustível. E nunca mais deixe o carro em ponto morto nas descidas. Além de ser perigosa, a “banguela” não melhora em nada a economia hoje em dia!
Temos várias outras dicas sobre como cuidar bem do seu automóvel. Não deixe de conferir outros temas em nosso blog!
Os SUVs são uma das categorias de veículos mais populares do mercado automotivo atual. Conhecidos por sua robustez, maior altura em relação ao solo e espaço interno generoso, esses ...
Continuar lendoA sensação de dirigir um carro novinho em folha, recém-saído da concessionária é inesquecível para os amantes de veículos. No entanto, a cor, a beleza e até o cheiro ...
Continuar lendoTodo proprietário de carro deseja que o automóvel tenha a maior durabilidade possível. Afinal, o custo de um veículo é considerável se pensarmos no contexto da média salarial do ...
Continuar lendo