Quem está procurando um novo carro precisa conhecer todas as possibilidades antes de adquirir o veículo. Uma infinidade de carros zero, seminovos ou usados estão disponíveis no mercado e, em cada um dos casos, tem suas vantagens e desvantagens e pontos que precisam ser levados em consideração antes da escolha.
A melhor opção vai depender do que você está procurando e de quanto pretende gastar com o automóvel. Confira a seguir nossas dicas!
Muita gente sonha em ter um carro zero quilômetro e adquirir um automóvel novinho tem sim as suas vantagens. A primeira delas é a garantia de fábrica (algumas chegam à cobertura de cinco anos) que dá uma certa tranquilidade de que o veículo não dará dor de cabeça, pelo menos por um tempo. E caso isso ocorra, algumas das peças ou sistemas são rapidamente reparados para o consumidor. Além disso, tudo no carro novo torna-se um atrativo a mais: o cheiro, a excelente condição de todas as peças e estofados, a quilometragem zerada e as características originais intactas.
Mas será que é só isso? Além dessas, veja abaixo algumas das vantagens e desvantagens de comprar um carro zero!
- Menor chance de gastos com revisão, reposição de peças e itens afins;
- Ser o primeiro dono do veículo;
- Mais facilidades para obter a documentação (muitas vezes até fornecida pela concessionária);
- Certeza da procedência do veículo;
- Facilidade de conseguir um financiamento com taxas menores nos automóveis novos;
- Possibilidade grande de obter bons descontos e bônus, como o IPVA do primeiro ano pago;
- Na hora de revender é mais fácil passar para frente um carro de único dono.
- Mais caros. É preciso desembolsar um pouco mais de dinheiro para a compra se comparado a um seminovo ou um usado;
- Alta desvalorização assim que o carro sai da concessionária. O preço de um automóvel cai entre 10% e 15% logo no primeiro ano.
Os veículos são considerados seminovos com até três anos de uso, que rodaram até 20 mil quilômetros por ano e que tenham, de preferência, pertencido a um único dono. Existem sim oportunidades únicas no mercado de carros seminovos e a maior dica é procurar sem pressa para fechar com o primeiro que encontrar. Para quem não faz questão do "glamour" do carro novo e quer gastar menos, essa pode ser a opção ideal.
Uma dica para quem está procurando um seminovo é ir aos feirões realizados pelas concessionárias, os quais costumam ter parcerias com os bancos e boas taxas de financiamento. Em geral, as concessionárias se responsabilizam pela documentação e a manutenção do veículo, o qual passa por revisão antes de ser vendido.
Veja a seguir algumas das vantagens e desvantagens de comprar um carro seminovo:
- Possibilidade de comprar um modelo pouco usado por um preço bem melhor, com diversos opcionais e ainda pagar menos do que um zero quilômetro sem os mesmos benefícios;
- O consumidor não irá bancar a desvalorização imediata de um novo;
- Ainda pode ter a garantia de fábrica, mas é preciso ficar atento aos prazos, se as revisões foram feitas em concessionária e outros detalhes do contrato com a montadora.
- Menor garantia da procedência. É preciso tomar cuidado para não adquirir um carro roubado ou com problemas ocultos que só irão aparecer depois de um tempo. Por isso, o melhor a se fazer é procurar um mecânico e pedir uma revisão geral antes da compra;
- As facilidades para o pagamento não são tantas. Geralmente são menos parcelas, o que pode pesar no orçamento.
Os carros usados são aqueles que têm maior quilometragem e já rodaram por mais de três anos. São os mais baratos, mas exigem cuidado redobrado na hora de comprar. Podem apresentar problemas mecânicos mais frequentemente, não possuem mais garantia de fábrica e é preciso confiar muito na procedência do automóvel e no mecânico que irá fazer a avaliação.
Quando não é necessário fazer nenhum grande reparo, a compra do usado é uma excelente opção, por causa do preço. Mas não é fácil acertar no negócio. Leia a seguir algumas dicas na hora de comprar o seu carro usado:
1 - Pesquise bem antes escolher um modelo usado, para fugir de juros e endividamento.
2 - Faça um levantamento da documentação e de multas.
3 - Leve numa vistoria ande de adiantar qualquer valor do pagamento.
4 - Fique atento ao valor das peças de reposição. Carros que já não são mais produzidos têm peças de reposição mais caras.
5 - Sempre faça o test drive.
Não deixe de conferir, em nosso blog, mais informações sobre como adquirir seu carro novo: consórcio ou financiamento?