A pandemia do novo coronavírus alterou muito o modo de vida das famílias mundo afora. Nas últimas semanas, aqui no Brasil, por orientação das autoridades de saúde, diversas localidades vêm enfrentando restrições à circulação de pessoas, para a obtenção do chamado isolamento social. Com a adoção de medidas de quarentena, a prática de tele trabalho (o conhecido home office) se tronou muito usual. Além desse cenário, a paralisação das atividades presenciais em escolas e universidades, bem como a suspensão de eventos culturais e esportivos fez o movimento nas ruas, avenidas e rodovias do Brasil cair drasticamente. Muitas pessoas estão deixando o carro parado e ficando o maior tempo possível em casa.
Diante desse contexto que nos pegou a todos de surpresa, nós preparamos para você um conjunto de dicas importantes que certamente vão ajudar nos cuidados com o carro enquanto ele estiver na sua garagem. Acompanhe a seguir!
Faça uma limpeza cuidadosa tanto interna quanto externamente. Para os ambientes internos, use aspirador de pó nos tecidos, estofados e carpetes. Nas peças plásticas, de vinil ou de couro, o ideal é usar o álcool isopropílico (que se usa para limpar equipamentos eletrônicos). Se não tiver, use água e detergente neutro, removendo depois com um pano úmido e fazendo a secagem com um outro pano. Se a sua garagem é descoberta, providencie uma capa macia de proteção para o carro. Escolha um material adequado, que não derreta com o sol e que não cause riscos na pintura.
Os fabricantes indicam que o carro seja ligado pelo menos uma vez por semana e se mantenha em funcionamento por 10 minutos. Esse tempo é suficiente para colocar o sistema elétrico em plano funcionamento, dar carga à bateria e deixar o motor numa temperatura confortável de trabalho. Cuide para que essa simulação seja feita num ambiente aberto – para que não haja risco de intoxicação com os gases que saem do escapamento. Se o seu modelo é híbrido plug-in ou elétrico, cuide para que a bateria não fique com menos de 50% da carga. Aproveite essa simulação para colocar em funcionamento os sistemas de luzes, vidros e travas do carro. Desse modo você já testa se todos os componentes estão em ordem.
Para evitar dores de cabeça e custos com a manutenção do carro depois que a quarentena acabar, é importante dar atenção aos pneus. O ideal é que, nesta simulação de saída, seja possível movimentar o carro para que os pneus rodem e mudem a superfície de contato com o piso. Afinal de contas, há o risco de o pneu ficar marcado se a mesma região ficar muito tempo parada suportando o peso do carro. Se você tiver um posto de combustível perto da sua casa, mantenha os pneus calibrados conforme as orientações do manual do seu carro.
Não perca o controle sobre o prazo de troca dos fluidos de freio e óleo do motor. Se o seu carro ficar parado por muito tempo, vale a pena até antecipar a troca em relação ao que está previsto nas indicações. Afinal, o fluido de freio velho perde viscosidade e pode ocasionar redução na eficiência do sistema. Já o óleo do motor, quando perece, pode promover a criação de uma camada de resíduo no bloco e no cabeçote, o que pode levar a quebras.
Depois que a crise passar, procure a oficina da sua confiança e faça uma checagem dos sistemas de freio, suspensão, lubrificação e resfriamento do motor. Veja também os benefícios da manutenção preventiva.